terça-feira, 30 de setembro de 2008

1976 - OLÉ DO PARTIDO ALTO VOL.2



LADO A:
1-Sonho do Tesouro (Edson Menezes-Roque do Plá) - Partideiro: Roque do Plá
2-Pisa na Canoa (Carlito-Vicente) - Partideiro: Carlito
3-Minha Sinhá (Arielson e Beto) - Partideiro: Arielson da Bahia
4-O Bom Remador (Preto Rico-Moacyr da Silva) - Partideiro: Preto Rico
5-Desfiada sem tutu (Dauro do Salgueiro-Ney Lopes) - Partideiro: Dauro do Salgueiro
6-Eu não sou molambo (Luiz Grande-Joaozinho da Pecadora) - Partideiro: Luiz Grande
7-Olha lá Tomé (Walter da Imperatriz) - Partideiro: Walter da Imperatriz

LADO B:
1-Sonho de festa (Dicró) - Partideiro: Dicró
2-Vamos se cuidar (Eliezer Gonçalves-Jorge dos Santos) - Partideiro: Eliezer da Ponte
3-Você tá é bebo (Edson Menezes-Baiano do Cabral) - Partideiro: Baiano do Cabral
4-Maria da Praia (Gerson Alves-Carlos Eugenio) - Partideiro: Nelson Cebola
5-Maria Devagar (Claudionor Santana-Betinho da Balança)- Partideiro: Betinho da Balança
6-Inteligência (Aniceto do Império) - Partideiro: Aniceto do Império

Boa noite aprendizes do Mestre! Aí vai a primeira pancada: o disco Olé do Partido Alto no seu segundo volume. Para quem não conhece essa é uma série de 4 discos de Partido Alto. O Carlinhos participa dos volumes 2 e 3.
Nem vou ficar comentando muito, só aconselho que peguem. Para quem gosta de partido alto é indispensável. Neste disco o Carlinhos estava impecável. É certo que quando gravava partido ele virava um monstro, mas nesse disco em especial ele faz de tudo no centro.
Considerando que muitas faixas são emendadas e cantadas na sequência, um errinho qualquer colocaria por água abaixo toda a gravação, acontece que ele não queria nem saber. Fez de tudo. Em algumas oportunidades podemos ouvir os "Solos centrados" que ele fazia, uma especialidade dele que mesmo sendo o centro do disco arriscava solos bem ritmados sem perder o balanço e sem exageros, na medida! Exemplos disso são os sambas "O Bom remador" e principalmente o samba "Inteligência" do Aniceto.
Sobre este último dá gosto de ouvir, o homem faz milagre e mostra toda a sua técnica no Sol Maior que era o tom que o mestre mais dominava, sem dúvida, principalmente quando se tratava de partido Alto, até por ser um tom propício para a afinação de bandolim, com diversas possibilidades. Tem também o fator Aniceto, todas as gravações feitas para o Aniceto o Carlinhos seguiu a mesma tendência. Aliás, tinham alguns intérpretes que o Mestre personalizou o estilo de tocar, como por exemplo para a Clara nunes (a partir do disco Claridade de 1975), Roberto Ribeiro, Bezerra da Silva. Quando gravava para um destes já executava no estilo próprio que se adequava à pessoa. Grande prova é esse samba inteligência, estilo que foi mantido no disco Partido Alto nota 10 anos após, e que, neste disco, se diferencia do estilo das outras 12 faixas que ele fez em outra pegada.

ESCUTE A AULA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Incrivel! Procuro pelos volumes do Olé do Partido Alto já há muito tempo. Como conseguir os outros??? Parabens pelo blog e valeu mesmo!

Aprendiz do Cavaquinho disse...

Tudo certo "anônimo"! Legal que tenha sido útil para você, é uma aula do Mestre Carlinhos, não é??
A série tem 4 volumes, sendo que o primeiro e o quarto não postaremos pois o Mestre não participa. Fique atento às atualizações que disponibilizaremos o volume 3, que também é pesado, com direito a partido bem pesado do Joãozinho da Pecadora. O volume 4 não tem tanto peso assim. Um abraço meu irmão aprendiz.