domingo, 12 de outubro de 2008

Parabéns CARTOLA!

Embora o blogue seja específico do Carlinhos do Cavaquinho, o Samba está em festa para reverenciar Angenor de Oliveira, o CARTOLA, nascido no bairro do Catete, Rio de Janeiro, no dia 11 de Outubro de 1908. Hoje ele completa seu centenário de existência. Quando usamos o presente, é porque de fato Cartola vive, na qualidade de verdadeiro Mestre! Cartola nos ensina tantas coisas da vida nas suas lindas composições! Nos mostra, pela sua história, o que é ser um verdadeiro SAMBISTA. Aprendemos com ele a nos emocionar. Cartola também nos ensina a sermos mais humildes, pois perto dele, como aprendizes do SAMBA, nos tornamos um mero grão de areia, e podemos nos despir de qualquer vaidade. Refletir sobre o seu centenário pode ser um excelente tratamento para quem se acha um SAMBISTA. Portanto, reflitam bastante, meus irmãos aprendizes!
Nosso Mestre do Cavaco teve a honra de acompanhar Cartola, gravando o cavaquinho em três faixas do disco da Mangueira da série "História das escolas de Samba" da 'Marcus Pereira': "Vale do São Francisco" (Cartola-Carlos Cachaça); "Fiz por você o que pude"(Cartola) e Chega de demanda (Cartola).
Nestas gravações o Carlinhos estava bem à vontade, já que não tinha a responsabilidade de fazer o centro, que foi feito por um outro cavaquinista excepcional. Nos dois primeiros Sambas, o Mestre foi o Cavaquinho Solo, para dar uma lapidada no Samba. E o fez de maneira primorosa, que lindos solos! No meio dos solos podemos observar em alguns momentos algumas palhetadas, para não perder o costume. Já no Samba "Chega de Demanda" vem dando o ritmo em palhetadas pesadíssimas com o outro excelente Cavaquinista. Nesse samba os dois dão uma aula de Cavaco Centro. Escutem do segundo 21 ao 23 do "Chega de Demanda", duas sequências de cinco Palhetadas, todas de cima para baixo, com precisão, no momento e no acorde perfeitos. O Homem tinha uma percepção musical incomparável. Baixem as aulas aqui, ou então escutem diretamente abaixo. Para ouvir as três brasas clique em "Posts" que todas serão listadas. Parabéns e muito obrigado Cartola!



Nenhum comentário: